6 Dicas Para Melhorar A Comunicação No Relacionamento

Alguns dias atrás publicamos uma pesquisa sobre divórcio. Nela descobrimos que mais de 30% dos casamentos tem acabado em divórcio. O que tem levado a esse número cada vez mais alto?

Fizemos um levantamos através de um questionário, de quais são as principais causas dos términos dos casamentos e não nos surpreendemos com os motivos atuais.

Veja, em 2012, os principais sites de notícias divulgaram as razões mais comuns para o divórcio, eram elas: traição, ciúme, dinheiro, incompatibilidade de gênios, divergência na criação dos filhos e incompatibilidade de expectativas.

Comparando com nossa atualidade, descobrimos que os motivos ainda continuam os mesmos, e acrescentamos a Falha na comunicação, que foi o principal motivo apontado por nossa pesquisa, conforme gráfico abaixo:

 

Assim que tivemos estes dados analisados, publicamos um artigo sobre Prioridades e Expectativas diferentes, que é o segundo motivo de divórcio apontado em nossa pesquisa. Nesse artigo titulado Whatsapp Ou Carta Escrita A Mão?, falamos sobre a importância de conhecer bem o parceiro (a parceira) para evitar criar expectativas que nunca serão alcançadas.

Neste artigo falaremos sobre a Comunicação, uma vez que é a grande vilã. Traremos pontos importantes sobre o que é Comunicação e como fazer dela o sucesso do relacionamento.

Comunicação é uma palavra derivada do termo latino "communicare", que significa “partilhar, participar algo, tornar comum".

Através da comunicação, os seres humanos e os animais partilham diferentes informações entre si, tornando o ato de comunicar uma atividade essencial para a vida em sociedade.

Tente me explicar como um relacionamento pode dar certo se a comunicação é falha? Omissa? Ou até mesmo falsa?

Podemos afirmar que a comunicação no relacionamento conjugal é condição de sobrevivência.

Como sei se o processo de comunicação no meu relacionamento não vai bem?

 Simples, quando as palavras não correspondem a gestos e ações!

A comunicação amorosa requer humildade e generosidade, não há espaço para incoerência entre o que você fala e o que expressa através de gestos e ações.

As maiores reclamações que ouço no consultório são das mulheres dizendo: “meu marido (namorado ou/e parceiro) não me ouve”.

Os homens por natureza têm uma dificuldade maior de se comunicarem do que as mulheres, a professora de linguística Deborah Tannen propôs que os homens se envolvem no que é conhecido como "report talk". Isso se refere ao jeito que os homens geralmente se comunicam para adquirir informações. Eles não usam a comunicação como um meio de construir intimidade, e sim como um meio de transmitir informação. Mulheres no seu estilo de comunicação frequentemente usam a conversação como um meio de se tornar mais íntima ou de trazer proximidade ao relacionamento através da conversa.

Os homens tendem a serem pensadores que focam em uma coisa de cada vez. As mulheres geralmente pensam em grandes quantidades ou globalmente.

Homens frequentemente respondem a conversações de mulheres que incluem problemas tentando resolvê-los, não se dando conta de que as mulheres estão sempre compartilhando suas experiências e emoções e não procurando soluções na conversa. 

Muitas vezes ouvimos casais falando que simplesmente não conseguem se entender. Já se perguntou o porquê disso? É por causa da falta de comunicação adequada. E certamente para conhecer e ter intimidade um com o outro, você precisa se comunicar e compartilhar seus sentimentos, conversando sobre coisas que te perturbem.

O que precisamos é tentar aprender essas diferenças e eliminar os ruídos que existem na comunicação. Deixarei alguns pontos que acreditamos ser fundamentais para melhorar a comunicação. Lembrem-se, não é uma receita de bolo, que você lê, faz e está pronto. Vocês precisam adequar à realidade e esforçarem, caso estejam interessados em melhorar o relacionamento.

Então,

1 – Demonstre interesse: Isso significa dar total atenção ao outro. Desligue a TV, coloque o celular no modo silencioso ou desligue-o, evite computadores e etc.

Ouça com a atenção, para a mensagem chegar bem tanto o emissor quanto o receptor tem que funcionar bem. Caso contrário chegará ruídos que dificultarão o entendimento da mensagem (daí começa os problemas).

2 – Tenha empatia: Uma boa amizade consiste em nos colocarmos no lugar da outra pessoa. No relacionamento não é diferente. Viemos de famílias diferentes, com experiências diferentes, Prioridades e Expectativas diferentes.

Quando não compreendermos o outro, precisamos ser empáticos e descobrir qual o código da comunicação colocamos e que o outro não entendeu, e sermos muito sinceros um com o outro e clarear as dúvidas.

3 – Encontrem soluções juntos: A boa comunicação exigirá de nós flexibilidade. Ambos precisam ceder certas vontades para que tudo acabe bem, em casamento e suas facetas, usamos o modelo da arquitetura para explicar melhor como funciona essa questão de abrir mão. 

Elaborem contratos e os cumpra. Sejam leais e coloquem em prática o que combinaram, senão, surgirão novos problemas (ruídos) sobre os mesmos problemas.

4 – Encontrem tempo para se comunicarem: Quem não tem um dia corrido, onde 24 horas parecem ser pouco? Casais mais novos geralmente estudam e trabalham. Muitos já estão com filhos e outras atividades. Se não houver compreensão e paciência dificilmente conseguiremos manter a paz no lar.

Encontrem tempo para olharem nos olhos um do outro, conversem sobre o dia de vocês, fale e ouça, um de cada vez. Relembrem os contratos e vejam se estão cumprindo o combinado. Não precisam gastar muito tempo nessa atividade, quaisquer 15 minutos vocês farão isso com excelência.

5 – Aproveitem a companhia um do outro: O sucesso na comunicação dentro de um casamento acontece quando duas pessoas se sentem confortáveis na presença uma da outra. Isso inclui ficarem à vontade para serem quem são, tirarem um tempo para relaxar, curtirem o momento à dois, saírem para namorar um pouco, mantendo, dessa forma, acesa a chama do amor que as uniu.

6 – Invista em seu casamento: Invista tempo de qualidade, palavras de afirmação, presentes, atos de serviço e toque físico. Essas são as cinco linguagens de amor que podemos encontrar em nossos relacionamentos. Invista no relacionamento e você será eternamente feliz.

Afinal, nascemos para sermos felizes.

  

Comentários